Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CONHEÇA OS TIPOS DE BARRACAS E ESCOLHA A MAIS APROPRIADA PARA SEU ESTILO DE CAMPING

Tipo Canadense: possui formato triangular, geralmente tem armação de aço (ferro). Bastante durável, é mais pesada para ser levada nas costas em longas caminhadas. Ideal para acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua montagem e desmontagem são mais trabalhosas, além do seu peso. 



Tipo Estrutural ou Bangalô: formato mais quadrado com divisões de quarto e espaço para improvisar a cozinha, parecido a uma casa. Ideal para famílias, mas é bem pesada por ser feita em tecido tipo lona e armação de aço (ferro), são barracas acima de 20 kg. Seu uso fica restrito a acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua montagem e desmontagem são mais trabalhosas. 



Tipo Iglu Simples: a mais utilizada atualmente. Possuem vários modelos, as armações são de fibra de vidro, feitas em nylon (e variações). Bastante leve e prática, perde em durabilidade para as outras duas. Com modelos versáteis, são ideais para prática de trekikng, bivaque, e caminhadas mais longas. Possui também modelos com quartos separados para um camping mais familiar. Na hora de comprar sua iglu prefira as que possuem duplo teto, tendo o sobreteto integral até o chão para evitar passar umidade para o quarto. Na escolha de barracas mono-teto o tecido deve ser impermeabilizado e com ótima refrigeração (entrada de ar) e com costuras seladas para maior proteção em caso de chuvas.
 
Tipo Iglu com avanço (fechado): Já os iglus com avanço fechado oferecem um pouco mais de conforto e segurança. Eles além de possuir um ambiente interno, contam com um avanço na frente da barraca que pode ser fechado até o chão. Dependendo do tamanho do avanço isso pode ser um baita quebra-galho, principalmente em dias de chuva! Esse espaço pode ser pequeno, apenas para colocar um calçado ou pode ser grande o suficiente para guardar mochilas e tralhas dormir uma pessoa e já vem até com uma lona para colocar no chão (essa da foto ao lado). São legais para quem quer um pouco mais de espaço, além da área do quarto.


·     Tipo Iglu com quartos: São a evolução das barracas estruturais, leves e fáceis de montar (se comparadas com as estruturais). Possuem geralmente dois quartos e são ideais para famílias, ou até mesmo para casais que desejam mais espaço, visto que normalmente um dos quartos pode se transformar em um bom espaço de sala ou até mesmo cozinha. São um pouco volumosas para carregar, mas compensam para quem quer acampar com um pouco mais de conforto. Outra vantagem é a possibilidade de se ficar em pé dentro na barraca, algo que raramente acontece nos outros dois tipos de iglus.
 
 



Antes de comprar sua barraca verifique os seguintes fatores:

- Para qual atividade e para quantas pessoas será usada a barraca - Se tiver que caminhar precisará de barracas leves e sempre leva barraca com sobra de pelo menos 1 pessoa, ex: para 2 pessoas - barraca para 3 pessoas.

- Qual é o clima do local onde será usada a barraca - Se o tempo estiver chuvoso leve uma lona para colocar em baixo da barraca e talvez outra lona para reforçar o teto, leve também corda para "ancorar" melhor sua barraca.

- Peso e volume - Tenha consciência de quem vai carregar a barraca e por quanto tempo.
 
- Espaço Interno - Pense que além de você ainda terá de ter espaço para seu equipamento, roupas, etc.

- Ventilação e Facilidade para armar - Calor também precisa ser levado em conta bem como a experiência de quem estiver montando a barraca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário