Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Horta medicinal.

Será que existem apenas hortas com hortaliças/verduras apenas para consumo humano como saladas (alfaces, rúculas, couve, legumes diversos, etc)?

A resposta para esta questão é com certeza não.

Agora imagina se em alguns postos de saúde tivesse plantas medicinais plantadas em sua área ou redondeza que pudessem ser entregues ou cedidas para a população como um complemento ao tratamento médico receitado pelo médico.

Como todos sabem existem muitas plantas que realmente curam e outras que amenizam muitas doenças e/ou sintomas. Talvez não seja um consenso geral entre os médicos, mas eu acredito que se isto fosse uma prática comum poderíamos reverter ou pelo menos amenizar muitas doenças de nossa sociedade.

Eu tenho em minha casa uma pé de Guaco e de tanto receber visita de pessoas pedindo um punhado para fazer chá tive a ideia de fazer mudas e plantar na redondeza, pois nem sempre estamos em casa.

Como moro próximo a um posto médico pedi e consegui plantar uma muda de Guaco no canto do alambrado do posto.




Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante.
O seu nome científico é Mikania glomerata Spreng e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação com o preço médio de 30 reais.

Para que serve o guaco

O guaco serve para tratar gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele e reumatismo.

Propriedades do guaco

As propriedades do guaco incluem sua ação broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, sudorífica, anti-reumática e cicatrizante.

Modo de uso do guaco

Para fins terapêuticos são usadas as folhas da planta ou xarope do guaco.
  • Chá para reumatismos ou inflamações: Colocar 10 g de folhas em 500 ml de água fervente por 10 minutos. Beber 2 xícaras de café ao dia.
  • Tinturas para reumatismo: A tintura pode ser feita deixando-se em infusão 100 gramas das folhas trituradas em 300 ml de álcool a 70° para ser usada externamente. Depois de filtrada, pode ser utilizada em fricções ou compressas locais.

Efeitos colaterais do guaco

Os efeitos colaterais do guaco incluem hemorragias, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contém cumarina que pode apresentar um agravamento nos quadros de falta de ar e tosse em pacientes com alergia a cumarina

Contraindicações do guaco

O guaco está contraindicado para indivíduos com doenças no fígado, indivíduos que utilizam anticoagulantes e para crianças menores de 1 ano de idade.
Fonte <http://www.tuasaude.com/guaco/> Acesso em 24 fev 2015.

Curtam nossa página no Facebook - www.facebook.com/clubedoacampamento e aproveitem e vejam nossa comunidade no Google+ Comunidade Clube do Acampamento (https://plus.google.com/u/0/communities/111312830404151483210)

Nenhum comentário:

Postar um comentário